Assessores: todos devem ter um
*Ubirajara da Costa
Desde que o jornalista, Ivy Lee, há 105 anos, virou assessor de imprensa de John Davidson Rockefeller, empresário e industrial americano do ramo petrolífero, e, envolvido em dois grandes eventos trágicos, em 1906, que, não fosse à intervenção de Lee, seria catastrófico para a imagem da empresa, sobretudo, a reputação do empresário; que o trabalho das assessorias de imprensa, tanto pessoal, quanto empresariais, tem sido decisivo.
Com o advento das assessorias, alguns procedimentos ganharam o status e um padrão, com o uso de ferramentas como: COLETIVAS, RELEASES, SALA DE IMPRENSA e PORTA-VOZ.
Já em 1930, 60% das matérias do New York Times eram inspiradas pelos assessores de imprensa. Hoje, é quase impossível se saber a quantidade de profissionais ligados à comunicação: relações públicas, publicidade e propaganda e do jornalismo, desempenham esta atividade, contudo, muito mais decisivos e presentes nas redações, que há 80 anos atrás.
No Brasil a profissão surgiu em 1909, quando o presidente Nilo Peçanha criou a Secção de Publicações e Biblioteca do Ministério da Agricultura, tendo como uma das principais finalidades distribuir informações à imprensa sobre o setor, a partir de notícias e notas.
Por Getúlio Vargas, foi criado em 1937 o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) por meio do decreto n° 3.371, em pleno estado novo, com finalidade de estabelecer serviço de atendimento à imprensa ligado ao Gabinete Civil. A ideia principal era divulgar os atos do Presidente e obras realizadas naquele período.
Após a II Guerra Mundial e a eleição de Juscelino Kubitschek, com investimento das grandes multinacionais, surgiram as práticas de assessoria de imprensa, que foram sendo adotadas aos poucos por empresas nacionais e pela administração pública. A partir de 1970, entidades, empresas e empresários descobriram que o assessor de imprensa era figura importante e necessária.
A ONLINE Assessoria & Comunicação entende que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, cuja comunicação está voltada ao Cidadão bem como ao Gestor. Acrescento que em razão disto as empresas estão expostas a prestarem ao seu público mais e mais retorno por serviços e produtos comercializados.
À mídia as empresas precisam deixar o lado obscuro, incerto e duvidoso e partir para uma linha de frente, conquistando os espaços disponíveis nos meios impressos e eletrônicos. Esta relação de troca demanda uma ação de conflito e credibilidade, com resultados na imagem evidenciando aspectos econômicos e financeiros significativos, de acordo com as ações estratégicas aplicadas no processo.
Em nossa região centro sul, detectamos o desenvolvimento desta atividade, em grande parte nas repartições públicas, como prefeituras. Mesmo assim, com um grau de deficiência na execução das reais tarefas e atribuições pertinentes ao cargo. Ainda é possível ser notado, em salas onde deveriam existir profissionais da comunicação: servidores sem nenhuma habilitação na área.
Nas empresas privadas, ong´s, entidades culturais, beneficentes, partidos políticos, clubes e associações de classe, o cargo de assessor de imprensa consta apenas na lista de dirigentes, sem uma função prática a não ser, quando muito, trabalhar em promoções e eventos, de uma maneira ainda muito distorcida e confusa, sem resultados efetivos.
Para sanar este viés controverso, que proponho aos empresários, diretores, presidentes de entidades, políticos entre outros, que definitivamente sejam repensadas as políticas internas que prescrevem a ocupação nos cargos de assessores de imprensa, por pessoas e, ou, empresas habilitadas, visando, definitivamente, qualificar, sobretudo, os aspectos relativos à imagem da própria empresa, com a qual esteja dirigindo ou presidindo.
Pense: a vida útil de uma empresa, não pode ser limitada como um produto perecível qualquer. A vida útil de uma empresa precisa focar uma relação de constante diálogo e interação para com seu colaborador, a fim de que ambos amadureçam e tenham, no âmbito da comunicação, uma ação diária de permanente aprendizado, respeito e conhecimento com a sociedade.
*Diretor da Online Assessoria & Comunicação
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