BM lança nova etapa da Operação Avante para combater o crime no Litoral
Fonte: Governo do RS/Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
A Brigada Militar lançou, nesta sexta-feira (14), em Tramandaí, no Litoral Norte, mais uma fase da Operação Avante.
O objetivo é diminuir os indicadores de homicídios, latrocínios, furtos e roubos nas principais cidades litorâneas.
Serão efetuadas barreiras entre sexta-feira e domingo até o dia 12 de dezembro.
Ao todo, 130 policiais integram a força-tarefa. Desse total, 80 foram deslocados de municípios do interior do estado.
Eles irão semanalmente ao Litoral Norte para fazer o policiamento e durante a semana retornarão às bases.
Outros 50 PMs que já atuam na região serão incorporados ao efetivo.
Inicialmente, a ação se dará nos municípios de Tramandaí, Capão da Canoa, Imbé, Cidreira, Quintão e Pinhal. Mais adiante, será implantada em todo o Litoral. O término da Avante Litoral Norte coincidirá com o início da Operação Golfinho, marcado para 16 de dezembro.
Segundo o subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, o governo do Estado liberou R$ 800 mil para pagar as diárias e horas extras.
"Será uma pré-Operação Golfinho para que, em dezembro, o Litoral tenha condições melhores para o veranista e para os moradores", afirmou.
Ele garantiu que não haverá problema de efetivo nos batalhões que cederam agentes. As cidades impactadas receberão verba adicional para o pagamento de horas extras.
O secretário de Segurança Pública, Cesar Schirmer, destacou que o propósito é reforçar o policiamento em áreas que estejam com índices de criminalidade elevado.
"Pelos próximos seis meses, teremos trabalho intenso para reduzir a criminalidade e a violência no Litoral Norte. É um compromisso do governador, um esforço da Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria da Segurança e de toda a comunidade reduzir substancialmente os indicadores de insegurança", ressaltou.
Participaram da solenidade o deputado estadual Gabriel Souza; o comandante do CRPO/Litoral, coronel Rogério Maciel da Silva; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Mário Ikeda; o chefe da PM5, tenente-coronel Marcio Uberti Moreira; o prefeito de Tramandaí, Edegar Munari Rapach; e demais autoridades civis e militares, convidados e comunidade em geral.
Operação AvanteA Operação Avante teve início em janeiro deste ano para prevenir crimes como homicídio/latrocínio, roubo de veículos e pedestres e roubos a transporte coletivo e a estabelecimentos comerciais. O planejamento é norteado por análise dos crimes mais frequentes e pelo trabalho de inteligência policial. Em nove meses, efetuou cerca de cinco mil prisões, apreendeu 529 armas de fogo, mais de 540 quilos de drogas e 13,1 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário