Fonte: TCE/RS
Na quarta (22) e quinta-feira (23), o Tribunal de Contas do
Estado (TCE-RS) sediou o Encontro de Encerramento de Exercício e Transição de
Mandato.
O evento ocorreu em parceria com a Associação Rio-Grandense
de Técnicos em Administração Fazendária Municipal (Artafam) e a Federação das
Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Entre os temas tratados no encontro, estavam orientações
para novos gestores, o fechamento contábil, a verificação de balanços e o
encerramento do mandato.
As auditoras públicas externas do TCE-RS Cristina Assmann e
Fernanda Nunes iniciaram a atividade explanando sobre a importância do
planejamento, da qualidade do gasto e do controle interno em uma administração
pública, buscando evitar fraudes.
De acordo com Fernanda, a orientação aos
administradores públicos é uma das principais metas da atual gestão do Tribunal
de Contas.
Paulo Cesar Flores, sócio diretor do Instituto Gamma de
Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), Cezar Volnei Mauss, professor especialista
em gestão e controle da administração pública, e Michael Abreu Ribeiro, oficial
de controle externo do TCE-RS e especialista em licitações e contratos, também
palestraram no encontro.
Eles explicaram aos presentes a regulamentação necessária
para os procedimentos de encerramento de exercício e mandato.
O evento tinha como público alvo os servidores das áreas de
contabilidade, financeira, jurídica, controle interno e gestores municipais.
Dúvidas remanescentes sobre enceramento de exercício e
transição de mandato podem ser solucionadas através do telefone (51) 3214 9869,
com o Gabinete das Cidades do TCE-RS.
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