quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


ARENA do Grêmio: o futuro começou!
*Bira Costa

Sim! É tudo “Monumental” na nova casa do Grêmio. Aliás, vamos corrigir o nome: ARENA do Grêmio. É assim que o novo espaço esportivo, multiuso, inaugurado no sábado (8), com pompas e circunstâncias será chamado de agora em diante, por nós gaúchos.
Tive a grata satisfação profissional de mais uma vez participar de um grande evento esportivo internacional. Cheguei bem cedo em Porto Alegre, para que tivesse tempo suficiente de me organizar com meus colegas do Laboratório de Jornalismo Esportivo da ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos do RS), para cobrirmos para o site WWW.chute10.net todos os detalhes deste momento inesquecível aos tricolores.
A Capital gaúcha estava fervendo, tanto de calor, quanto o movimento todo respirava os ares da grande festa, a qual, até seu início, era envolvida numa cortina de mistérios. Deslocando-me para lá, tão logo chegamos às imediações, eram 16h30, precisamente. O movimento de torcedores contagiava quem ia trabalhar na transmissão como eu; sobretudo, ficava difícil de separarmos o aspecto emocional que emanava dos mais de 60 mil torcedores.
Entramos na ARENA pelo lado Oeste, em direção à Central de Imprensa. Contudo, reparei que muitas coisas estão por fazer ainda no novo estádio. Tudo é gigantesco, bem dimensionado, organizado. Havia muitos espaços vagos, como de salas que em breve devem ser ocupadas. Sabemos que a inauguração fora apressada em virtude da troca de presidente do tricolor; Odone que sai, tinha pressa em guardar seu nome para a posteridade. Enfim...
Até a hora do espetáculo de corte da fita inaugural, muitos jornalistas de todos os veículos de comunicação do RS e do país, além da América Latina estavam ainda perdidos, nas novas acomodações. Mas tudo fora se ajeitando com o tempo. Nas novas poltronas de honra onde ficaremos agora nos jogos, tudo é confortável, um pouco de aperto entre elas, mas bem pensado.
O espetáculo foi um acontecimento digno de Olimpíada. Muitas histórias foram contadas pela imprensa, enquanto tudo acontecia. Será um momento inesquecível para muita gente que teve a sorte e grana para assistir a tudo isso. Sobretudo, a ARENA fora concebida como um novo ponto turístico da capital.
Lamentável a desordem por parte dos torcedores da Geral. Isso manchou o evento. Contudo a BM contornou com competência. Em campo, o Grêmio e o Hamburgo que estreavam o gramado fizeram uma partida também festiva. Nada melhor do que uma vitória. Mais o time de Vanderlei Luxemburgo, que se mostrou preocupado com a dimensão de tudo, disse que sem time, a nova ARENA não terá o que comemorar nos próximos anos.
Ele em razão; o grupo de atletas para a temporada de 2012 dera para o gasto. Para 2013, o Grêmio deve pensar do tamanho da ARENA: grande e com ousadia. Do contrário, a torcida que agora, fica literalmente, no ouvido do jogador e do treinador, fará um barulho muito maior que o normal.
Os gremistas, por fim, estão de parabéns. Agora, uma nova história deverá ser escrita. Um novo futuro começou. Sucesso!
*Radialista DRT/RS 9299
Acadêmico de Jornalismo/Unisinos
 Cronista Esportivo/Matric. 4111

Nenhum comentário:

Postar um comentário