sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Mais de mil clientes já adquiriram eletrodomésticos mais eficientes pelo projeto CEEE 
Fonte: CEEE


Em menos de dez dias do início das vendas, mais de mil clientes residenciais da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica já aderiram ao projeto CEEE Distribuição em Casa que incentiva aos consumidores residenciais atendidos pela empresa a substituírem geladeiras, freezers e lâmpadas por produtos etiquetados com selo "A" em economia de energia do Procel-Inmetro. 

As cidades de Camaquã, Tramandaí e Osório lideram as aquisições.

O projeto que tem como parceiro o consórcio formado pela Lojas Colombo e a 3E Engenharia, tem duração máxima de 12 meses e inclui a substituição de 10150 geladeiras, 90 mil lâmpadas e 1850 freezeres por produtos eficientes energeticamente. 

Conforme o Departamento de Eficiência Energética do Grupo CEEE, a ação é direcionada a 18 mil clientes do segmento residencial atendidos pela Companhia em 35 municípios das regiões Centro Sul e Litoral Norte do Estado.

Para participar, além de ser o titular da conta em um dos municípios contemplados pelo projeto, é necessário estar adimplente com a concessionária de energia e possuir um equipamento ineficiente, com, no mínimo, cinco anos de uso e capacidade em litros maior ou igual ao novo para a troca. 

As vendas dos produtos previamente definidos por contrato e com 50% de desconto seguem até que se esgotem os estoques. Estão disponíveis para venda subsidiada refrigeradores Consul convencionais com uma ou duas portas e capacidades de 261 e 334 litros, além de refrigeradores Consul tipo frost free de uma ou duas portas e capacidades de 300 e 405 litros. 

O freezer ofertado pelo programa também é da marca Consul, modelo vertical, com capacidade para 142 litros.

O projeto CEEE Distribuição em Casa, que integra o Programa de Eficiência Energética da Companhia e onde a empresa está investindo R$ 13,4 milhões, prevê uma economia de energia de 6.473,68 MWh/ano e de 2.344,15 kW no horário de ponta do sistema energético. 

Comparativamente, isso é proporcional ao consumo médio mensal de 3.150 residências ou equivalente a um mês do consumo residencial de uma cidade como Barra do Ribeiro, que possui uma população de aproximadamente 13 mil habitantes.

De acordo com os critérios previamente estabelecidos, a CEEE Distribuição participa com 50% na aquisição dos produtos novos. O restante do valor, necessário para a compra das geladeiras ou freezers, deve ser pago diretamente pelos consumidores à rede varejista. 

O consumo de parte dos clientes que fizerem a substituição dos eletrodomésticos será monitorado pela Companhia e integrará um relatório com os resultados finais de economia alcançados com o projeto. 

A ação atende a Lei 9.991/2000 que determina a aplicação mínima de 0,5% da receita anual líquida das concessionárias de energia em Programas de Eficiência Energética. A medida segue a Resolução Normativa nº 556/2013, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece os procedimentos para a aplicação dos recursos de Eficiência Energética.

Municípios que integram o projeto
O projeto CEEE Distribuição em Casa contempla consumidores residenciais dos seguintes municípios:  Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Barão do Triunfo, Camaquã, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cerro Grande do Sul, Cidreira, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedro de Alcântara, Encruzilhada do Sul, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mostardas, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Tramandaí, Torres e Xangri-lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário