terça-feira, 18 de outubro de 2016

Município de Guaíba completa 90 anos de história

Fonte: Gazeta Centro Sul/Guaíba

Na sexta-feira (14), a cidade de Guaíba completou nove décadas de emancipação política, ocupando a 15ª posição no ranking de arrecadação entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Crise
Apesar do destaque, a crise econômica levou o prefeito Henrique Tavares a cortar contratos e demitir CCs e secretários para fechar o ano sem dívidas.

O município de Guaíba completou 90 anos de emancipação política nessa sexta-feira, 14 de outubro.

 A Cidade se destaca na história rio-grandense como o Berço da Revolução Farroupilha, por ter sido importante cenário deste episódio no Século XIX, quando o lugarejo se chamava Pedras Brancas.

Em pleno desenvolvimento econômico e social, Guaíba está entre as 20 maiores economias do Rio Grande do Sul, avançando nos setores imobiliário, industrial e turístico, este último impulsionado pela travessia hidroviária entre a Cidade e a Capital.

O Município, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, com área de 376,973 km², possui cerca de 100 mil habitantes, sendo que aproximadamente 98% da população vivem na área urbana. 

Em 2016, ocupa a 15ª posição no ranking de arrecadação (ICMS) entre as 497 cidades do Estado. A expectativa é de crescimento nos próximos anos, com incremento de receita por meio da CMPC Celulose Riograndense.

Aos 90 anos, Guaíba está prestes a colocar em operação um sistema de tratamento de esgoto, abrangendo mais de 40% da Cidade; oferece logística especial para atrair investimentos e possui potencial para fortalecer o setor turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário