sábado, 15 de outubro de 2016

Produtores plantam mais de 551 mil hectares de arroz no RS
Texto: Sara Kirchhof/Ascom Irga
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul semearam até agora 551.853 hectares, registrando mais do que o dobro do plantio 2015/2016. 

O número representa 50,6% do total projetado.

Neste mesmo período da safra anterior, a semeadura atingia 228.244 hectares. Somente esta semana, o avanço foi de 157.710 hectares.
Os dados são do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A região mais adiantada segue sendo a da Fronteira Oeste, onde a semeadura atinge os 78,3%, seguida da Campanha, com 67,9% e da Sul, com 59,5% do plantio concluído.

A Planície Costeira Interna, que corresponde à costa da Lagoa dos Patos, está com 24,9% dos trabalhos terminados, seguida da Região Central, com 19,2%, e da Planície Costeira Externa, com 15,1%, conforme mostra tabela abaixo.


As previsões meteorológicas indicam que os próximos dias deverão ser marcados por chuvas no estado. Com isso, o ritmo da semeadura poderá ter desaceleração, o que não deve causar grandes problemas, tendo em vista os atuais avanços.


"As chuvas terão diferentes intensidades nas várias regiões. Considerando que os trabalhos estão bem adiantados, na Fronteira Oeste, por exemplo, não teremos problemas. Já na Região Central, onde as chuvas virão com mais intensidade, poderá ocorrer enchente com interrupção do plantio", alerta o coordenador de Política Setorial do Irga, Victor Hugo Kayser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário