segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Cristal avalia e acompanha instalação de Mineradora no Alto Camaquã
Redação Online

A empresa Votorantim tem o intuito de minerar chumbo, zinco e cobre na região de Minas do Camaquã em Caçapava do Sul. O Rio Camaquã é considerado uma das raras áreas ainda preservadas do Bioma Pampa.

A questão está mobilizando comunidades de várias cidades da região que questiona os impactos ambientais e sociais do empreendimento planejado pelas empresas Votorantim Metais e Mineração Iamgold Brasil.

Daniel Britto, Gestor Ambiental do Município de Cristal, o qual é membro do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, fala sobre o problema, onde relata alguns órgãos dentre eles, o próprio comitê de gerenciamento do Rio camaquã e inclusive o Ministério Público Federal que são contra a instalação da empresa. 

Nossa região localiza-se no baixo Camaquã e poderá ser afetada com os rejeitos da Mineradora, se não houver um controle rigoroso tanto por parte da empresa quanto por parte dos órgãos de controle que hoje tem dificuldades para fiscalizar simples empreendimentos, falamos de uma mineradora com grande porte e de potencial poluidor alto, uma mineração sem controle ou com problemas em sua operação poderá causar grande impacto ambiental não só para o Município de Cristal, mas para toda a região. 

O Rio Camaquã, que já sofreu muito não pode correr este risco, sem um aprofundamento maior e um projeto mais claro e com mais divulgação em todas as regiões da Bacia. Não se pode somente pensar no lucro e neste caso deve-se pensar principalmente na questão ambiental, se não cuidarmos do Rio Camaquã em pouco tempo ficará como o Rio dos Sinos, Rio Guaíba, entre outros que foram "assassinados" pelo descaso. 

Os impactos causados no alto Camaquã pode acarretar em perdas diversas na bacia, principalmente ambientais, se não houver um controle rigoroso a mineração em Caçapava poderá poluir o Rio Camaquã em um todo e até inviabilizar as pequenas minerações de areia em nossa região, uma vez que se poluindo o rio poderá deixar vestígios de minerais extraídos, o que descaracteriza a areia retirada inviabilizando seu comércio.

A balneabilidade também poderá ser afetada, visto que será desaconselhável banhar-se nas águas possivelmente contaminadas. A Prefeita Fábia acompanha o processo, visto que, a instalação da empresa poderá trazer progressos para a região, o que não a dirime de impactos ambientais no Município e região.


No dia 29 de Novembro a prefeita Fábia Richter, juntamente com o Gestor Ambiental de Cristal Daniel Britto, participará de uma reunião em Bagé para tratar, acompanhar e avaliar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário