terça-feira, 29 de novembro de 2016

Comandante da BM fala sobre alertas de estupros em Guaíba
Foto: FA/Gazeta Centro Sul/Por Fábio Araujo

Diversos boatos divulgados em redes sociais alertavam a população sobre estupros em crianças e jovens que teriam acontecido nos últimos dias em Guaíba. 

O comandante regional da Brigada Militar, Tenente-coronel Quadros, admitiu apenas uma ocorrência recente. 

No entanto, prometeu intensificar o policiamento nas ruas centrais da Cidade.
Uma onda de mensagens em redes sociais, de áudio e com supostos avisos, se espalhou entre os guaibenses.

Nos relatos dramáticos, informações sobre tentativas de estupros contra adolescentes e crianças no Município, principalmente nas proximidades de escolas.

A Gazeta Centro-Sul, cumprindo seu papel jornalístico, tentou contato com algumas dessas supostas “fontes”, não obtendo êxito. Em contato com a Polícia Civil e a Brigada Militar, que são fontes oficiais, foi confirmada uma única ocorrência, na sexta-feira, 18, cuja investigação está em curso.

Desde então, até o fechamento desta edição, nenhum outro caso chegou ao conhecimento das polícias Civil e Militar. Durante entrevista coletiva na sede do CRPO-CS, na manhã de sexta-feira, 25, o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Centro-Sul, tenente-coronel Paulo Ricardo Quadros Remião garantiu que foi somente uma ocorrência, apresentando, também, dados sobre esse tipo de crime em 2016.

“A BM está atenta e intensificando o policiamento. Não podemos admitir esse tipo de crime”, observou. Ataque no Centro O único caso com registro oficial na Delegacia de Polícia de Guaíba ocorreu na tarde de sexta-feira, 18.

Por se tratar de um jovem menor de idade, a ocorrência não foi disponibilizada à Imprensa. Informações extraoficiais apontam que o jovem teria sido surpreendido por cerca de quatro homens em um veículo, próximo à Praça da Bandeira, no Centro.

Conforme relatos, o mesmo teria sido pego de surpresa, colocado dentro do veículo e, posteriormente, molestado. Visando preservar a vítima, não foram revelados mais detalhes do ocorrido.

O que diz a Polícia Civil Os policiais que estão estudando o caso explicaram que, no momento, aguardam os laudos periciais para dar continuidade no trabalho de investigação. Até o momento, ninguém foi detido.

Neste ano, foram 20 estupros consumados O Tenente-coronel Quadros apresentou estatísticas alertando que, em todo este ano de 2016 (até 24 de novembro), foram feitos registros de 20 estupros consumados (14 vítimas mulheres e seis homens). Deste total, treze menores e sete maiores de idade.

“Esses são números de todo o ano para o município de Guaíba; o que posso garantir a vocês é que, desde sexta-feira, tivemos um único caso”, observou o responsável pelo comando do CRPO-CS. 

Conforme o Tenente-coronel Quadros, os boatos nas redes sociais não têm respaldo em registros oficiais.

“Hoje, não podemos dizer que há uma onda de estupros. Tivemos um único fato registrado. Mesmo assim, vamos intensificar o policiamento no local”, garantiu. Apoio dos Pais Nos próximos dias, a Brigada Militar vai lançar a Operação Papai Noel, que deverá aumentar o policiamento ostensivo.


Mesmo assim, o Tenente-coronel salienta a importância da fiscalização dos pais sobre os lugares por onde seus filhos andam locais em que ficam visando preservar sua segurança. “Podemos garantir a toda a população de Guaíba que vamos realizar várias ações na Área Central. Inclusive já realizamos abordagens em um local abandonado, identificando algumas pessoas. Vamos fazer abordagens, revistas e identificação de suspeitos. A BM está atenta e seguirá no combate à criminalidade na Região”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário