quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Marinha do Brasil realiza exercício de defesa do Porto do Rio Grande
Fonte: Marinha do Brasil/Fotos: Internet

O Porto da cidade do Rio Grande estará protegido por militares e meios operativos da Marinha do Brasil. 

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), por intermédio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), informa que, no período de 28 a 30 de novembro, militares e meios operativos da Marinha do Brasil realizarão um exercício de Defesa de Porto, denominado “DEPORTEX-S/2016”. 

O Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra José Vicente de Alvarenga Filho, será o Comandante do Grupo-Tarefa de Defesa do Porto. 


A operação consistirá em uma simulação de guerra assimétrica entre dois países fictícios (marrom e verde) e tem por propósito treinar militares da Marinha do Brasil. A realização do exercício não afetará o funcionamento normal do porto. 


Neste exercício serão empregados militares e meios subordinados ao Com5ºDN, sediado na cidade do Rio Grande, ao todo estarão envolvidos cerca de 300 militares. 

Serão empregados os seguintes meios: um (1) Navio-Patrulha; um (1) Rebocador de Alto-Mar; uma (1) aeronave “UH-12” (Esquilo); seis (6) lanchas;  duas (2) embarcações de casco semi-rígido e uma motoaquática, bem como uma companhia de Fuzileiros Navais. 


As unidades navais patrulharão todos os acessos ao Porto do Rio Grande, durante 24 horas, ininterruptamente, até o final do exercício, buscando-se o efetivo controle terrestre e marítima na área, por meio de inspeções em embarcações, vistorias em veículos e identificação de pessoal. 

REALIDADE É FUNDAMENTAL

“É uma simulação feita da forma mais real possível. Existe um grupo chamado de figurativo inimigo, formado por militares que estarão descaracterizados e vão tentar infiltrar-se no Porto, tentando impedir o funcionamento normal da zona portuária”, explicou o Comandante Alvarenga, ressaltando que o exercício não vai alterar e nem atrapalhar a rotina normal do Porto do Rio Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário