quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Gestão Ambiental orienta estudantes de Barra do Ribeiro sobre o Aedes aegypti
Fonte: STE/Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras de duplicação da BR-116/RS – levou na última quinta-feira (24/11) informações sobre o Aedes aegypti para estudantes do município de Barra do Ribeiro.

 A ação, realizada pela equipe do Programa de Educação Ambiental, contou com a participação de aproximadamente 40 alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gottofredo Hein.

A atividade atendeu a uma solicitação da instituição de ensino, que já havia sido contemplada com palestras voltadas para os professores sobre o mesmo tema. “Os professores começaram a trabalhar em sala de aula as doenças transmitidas pelo mosquito, como a questão do Zika vírus. Achei muito interessante a palestra para os professores, que uniu vários conhecimentos sobre as doenças”, comentou o diretor da escola, Antônio Genozi Lara Ortaça.

Palestras como essa são realizadas ao longo dos municípios abrangidos pelo empreendimento, de Guaíba a Pelotas, onde são abordados principalmente como evitar a proliferação de resíduos sólidos jogados na beira da estrada, pois acabam sendo possíveis criadouros do mosquito.

 A bióloga da Gestão Ambiental, Valéria Debom usou uma linguagem lúdica para chamar a atenção dos alunos e alertá-los sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti e as consequências das doenças como dengue, Zika e febre chikungunya transmitidas pela espécie.

 “É importante sempre reforçar como nos proteger do mosquito. E a melhor forma é evitar que ele nasça. E como fazer isso? Precisamos uma vez por semana fazer uma limpeza e eliminar os locais onde podemos encontrar água parada, tais como pneus, atrás da geladeira, um banheiro que não está em uso, ralos. Precisamos olhar todos os locais”, destacou.

A bióloga ainda falou de como se proteger da picada do mosquito, dos cuidados com o uso de repelentes e sobre os sintomas das doenças. “Precisamos ficar atentos aos sintomas e não podemos nos automedicar. A qualquer sinal precisamos procurar o posto de saúde”, orientou.

 No final, os alunos responderam a algumas perguntas verbais feitas pela equipe e demonstraram que estavam atentos durante toda a apresentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário