segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Sperotto começa a anunciar os nomes de seu governo
Fonte e Foto: LA/Gazeta

O prefeito eleito de Guaíba, José Sperotto (PTB) e sua vice-prefeita, Cleusa Souza (PMDB) apresentaram parte da equipe que irá administrar Guaíba a partir de 1º de janeiro de 2017.
Em entrevista coletiva no Auditório do Centro Cultural Guaíba, na manhã de quarta-feira, 9, Sperotto destacou que está escolhendo pessoas preparadas para cada área, em sintonia com ele e que tenham “vontade de mudança”.

Destacou que está reduzindo de 14 para 12 secretarias e reformulando algumas. Sperotto disse ainda que está iniciando o período de transição de Governo. 

O objetivo é encaminhar à Câmara Municipal, ainda este ano, o projeto de reestruturação do Governo, com as novas secretarias, as incorporações e as extinções.

Secretários Secretaria de Governo: Rodrigo Pedroso (PPS); Secretaria da Fazenda; Leandro Jardim (DEM); Secretaria de Assistência Social: Bento Alteneta (PMDB); Secretaria de Saúde: Itamar da Costa (PTB); Secretaria de Obras: Graciano Pereira (PTB); Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: Celito Carboni (PTB); Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana: Leonardo Gardel (PSD); Secretaria de Comunicação e Ação Comunitária: Pedro Tavares (PTB); Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura: Cláudia Mara Borges (PTB).

Até o final de novembro deverão ser anunciados os nomes dos titulares das secretarias de Educação; Gestão; e Planejamento Urbano. Mudanças A Secretaria do Esporte e Juventude será incorporada à Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura (Setudec).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico deverá ser substituída pela Secretaria do Trabalho (nome ainda não definido), mas o Governo começa sem um secretário nesta pasta. Quem vai atuar diretamente no atendimento de possíveis investidores em Guaíba será o próprio prefeito.

A atual Secretaria de Gestão e Promoção do Investimento passará a ter a maior parte de suas funções incorporadas à Secretaria da Fazenda. A Secretaria da Administração e Recursos Humanos passará a fazer parte da nova Secretaria de Gestão. 

A Mobilidade Urbana terá as atividades ampliadas, contemplando a parte de Segurança Pública na nova Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

De acordo com Sperotto, não será criada uma Guarda Municipal, mas haverá uma aproximação do Município com a Brigada Militar e a Polícia Civil. A nova Secretaria de Comunicação e Ação Comunitária irá incorporar a Assessoria de Imprensa (o nome do jornalista para o cargo está sendo avaliado).

A Pasta deverá atuar como Ouvidoria e trabalhar atendendo as demandas da comunidade, junto aos conselhos municipais e associações de moradores. Diretorias Há uma tendência para que diretorias como Compras, Saúde e Habitação permaneçam, além da criação da Diretoria de Esportes (esta já definida, vinculada à Setudec).

No entanto, a avaliação da importância de cada uma, considerando possíveis criações e substituições vai ser analisada ao longo do processo de transição. Questionado pela Gazeta se o Esporte corre o risco de perder verbas de convênios por deixar de ser uma Secretaria, Sperotto ressaltou que não há qualquer risco, pois seguirá existindo com suas funções específicas na Setudec.

Meio Ambiente 

A Gazeta Centro-Sul questionou qual o critério usado na escolha do futuro secretário de Meio Ambiente. Sperotto disse que buscou um gestor, empresário, com atuação na área, especialmente com um olhar diferenciado à agricultura.


“Alguém que entenda, pela vivência do dia a dia, as dificuldades e anseios dos trabalhadores do campo, e que proponha parcerias junto ao poder público para o desenvolvimento rural do Município; um foco da pasta nesta gestão. Também se quis alguém que não estivesse na zona de conforto, alguém que encare a Secretaria como um desafio, com muita vontade de trabalhar por uma Guaíba melhor”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário