terça-feira, 8 de novembro de 2016

Fórum debate as oportunidades para a juventude

Redação Online/Fotos: Bira Costa

As seis oficinas temáticas do III Forum do Protagonismo Jovem de Sentinela do Sul, discutiram, acima de tudo, nesta terça-feira (8), o futuro do jovem no mercado de trabalho, bem como a sua inserção no contexto social e cultural de uma forma mais prática, sem romper com o seu universo, perspectivas e anseios.

A oficina da Mídia, uma das que teve a responsabilidade de contar as ações presentes nas discussões tratou de entender e colher, dos envolvidos o ponto de vista e objetivos para que, tudo convergisse num só rumo: a comunicação integrada.

Na oficina Decidindo o Seu futuro, os facilitadores trocaram ideias com a juventude, apresentando informações a respeito do mercado de trabalho, debatendo e dinamizando a respeito de como o jovem hoje busca a sua escolha profissional, se a mesma nasce de uma proposta familiar, ou mesmo, de alguma influência sua, por força da sua bagagem, mesmo pequena, de visão de mundo.

Em parceria com o Senac de Camaquã, o monitor Douglas Silva deixou informações de como o jovem pode buscar encontrar o seu espaço de trabalho, emprego e oportunidades com mais qualificação e conhecimento.

Já, na temática do Empreendedorismo Rural, a Emater local apresentou a sua visão mais aprofundada e técnica de como o jovem, oriundo deste meio, pode encontrar a sua realização pessoal e profissional, onde mora, sem romper laços culturais, acima de tudo, transformando vidas e o seu contexto.

“Há riscos e acertos em todas as profissões, o importante é buscar aprender com eles”, destaca Nelson Rech, chefe do escritório local.

Na oficina do Tocando e Encantando, um projeto social e cultural ligado ao CRAS Tempo de Viver, o maestro Felipe Rebelo trocou experiências de suas aulas, estimulando novos jovens a buscar, através da música, uma forma de expressão e de comunicação com a sociedade, realizando, em paralelo um sonho pessoal e profissional.

Por fim, na oficina de Arte e Cultura os facilitadores desenvolveram ações voltadas à dança, arte podendo agir de maneira artística para expressar os pensamentos e palavras, de forma rica e versátil.

O diretor administrativo da Corsan e ex-prefeito do Município, Marcus Vinicius de Almeida contou da sua experiência de vida, ensinando aos jovens a focarem suas carreiras em direção à realização pessoal e profissional.

Ao final, cada oficina apresentou um resumo daquilo que encontrou de mais positivo, tecendo avaliações e ponderações, estas que serão parte do acervo e inseridas nas políticas públicas em prol dos jovens do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário